Reumatismo - Tudo sobre as doenças reumaticas

Reumatismo é uma palavra bastante antiga. Antigamente se supunha que existia uma doeça chamada reumatismo, a qual produziria acúmulo de líquidos nas articulações. O termo sempre foi uma designação geral usada para caracterizar um grupo de doenças cujas manifestações principais eram sempre a inflamação ou a degenerescência do tecido conjuntivo das articulações, dos músculos e de outros órgãos.

Atualmente se sabe que existem numerosas doenças pertencentes ao grupo do Reumatismo como a febre reumática, a artrite reumatóide, a artrite comum, a artrose, a gota, dentre outras. São as denominadas doenças reumaticas.

Ainda não se tem uma classificação bem definida sobre a questão do Reumatismo sendo que os médicos atuais preferem observar isoladamente cada um dos diversos tipos de moléstias reumáticas. As doenças do reumatismo podem afetar somente as articulações, o que é mais comum, ou simultaneamente o tecido conjuntivo de outros órgãos, o tecido nervoso, seja de forma aguda ou crônica, em ciclos ou episódios isolados. Por isso a identificação precoce das doenças e consultar bons médicos ortopedistas e reumatologistas é fundamental.

Artrite e Artrose - O que é reumatismo

O que é Reumatismo - Sintomas, causas e tratamento

Os leigos chamam de reumatismo qualquer doença que provoque dores nas juntas das mãos, joelhos, cotovelos e ombros. Segundo a literatura médica, porém, o conceito de reumatismo é amplo e engloba mais de 200 tipos diferentes de enfermidades (gota, artrite reumatoide, artrose (osteoartrite), lúpus eritematoso, febre reumática, etc.) que podem acometer qualquer órgão do organismo e não apenas as articulações.

A febre reumática, por exemplo, causada por uma cepa de estreptococos que infecta a garganta, é uma doença secundária que se manifesta nas crianças. Além de dores nas articulações, também pode causar lesões nas válvulas cardíacas.

O lúpus eritematoso, outra doença reumática, é responsável por danos em quase todos os órgãos, especialmente nas articulações, coração, fígado, pulmões e rins.

Nas pessoas com mais idade, o tipo mais comum da doença conhecida pela denominação genérica de reumatismo é a artrose, também chamada de osteoartrite, osteoartrose ou doença articular degenerativa, um processo doloroso que acomete principalmente as articulações do joelho, do fêmur com o quadril, da coluna cervical e lombar, a última articulação dos dedos das mãos e se transforma num fator limitante que compromete a qualidade de vida.

Reumatismo é um conceito amplo de doenças.

As doenças reumáticas estão entre as principais causas de incapacidade física e afastamento temporário ou definitivo do trabalho. Muitos não sabem mas o reumatologista é o médico clínico, especializado no diagnóstico e tratamento das doenças que acometem os ossos e as articulações, popularmente conhecidas como "reumatismos". Os tipos mais conhecidos de reumatismo são: a artrose; diversas formas de artrite, algumas acometendo inclusive crianças; a gota, doença causada pelo excesso de ácido úrico; a osteoporose; a fibromialgia; a síndrome de Sjögren, caracterizada dentre outras queixas pela presença de olhos e boca seca; a febre reumática; as doenças autoimunes, como o lúpus eritematoso sistêmico; as tendinites e bursites e diversas doenças que acometem a coluna vertebral.

É importante chamar a atenção da população para o fato de que existem muitos tipos diferentes de doenças reumáticas. Portanto, para que o tratamento de um tipo específico de reumatismo tenha sucesso, primeiro é necessário analisar todos os sintomas e exames possíveis para um diagnóstico correto do problema apresentado pelo paciente.

 

 

Quem tem alguma doença reumática pode apresentar sintomas bem característicos do reumatismo que são dor e calor nas articulações, edema (“inchaço”), rigidez matinal (dificuldade para movimentar as articulações ao acordar de manhã), fraqueza muscular e, conforme a patologia, lesões de pele, dor de cabeça, queda de cabelo, fadiga, emagrecimento e febre.

As doenças reumáticas não são contagiosas e podem ser causadas ou agravadas por fatores genéticos, traumatismos, trabalho intenso, obesidade, sedentarismo, estresse, ansiedade, depressão e alterações climáticas.

 

Essas doenças devem ser tratadas para que o paciente possa ter uma melhor qualidade de vida, sem dores, sem o agravamento das lesões e sem maiores disfunções e deformidades articulares, que, por vezes, podem ser definitivas.

O tratamento das doenças reumáticas consiste na administração de drogas analgésicas e antiinflamatórias, de injeções locais de corticosteróides (infiltrações), de medicamentos próprios para o controle da doença e fisioterapia.

No tratamento de algumas das principais doenças reumáticas, a fisioterapia proporciona ao paciente uma reeducação física e funcional através do alívio da dor e da rigidez articular, da recuperação dos movimentos, do reforço e do relaxamento muscular, da prevenção ou tratamento das deformidades e, quando o paciente já apresentar seqüelas definitivas, auxilia na reabilitação profissional, desenvolvendo ao máximo o potencial residual existente, adaptando este paciente às novas condições de vida.

 

Todos esses benefícios podem ser obtidos por um programa de fisioterapia elaborado especificamente para tratar o paciente como um todo, levando-se em conta não somente o que o paciente está apresentando, mas também tentando-se atuar nas causas dos sintomas.

 

Para o tratamento de pacientes que apresentam essas doenças, o fisioterapeuta dispõe de uma variedade de recursos como, por exemplo, gelo, ultra-som, correntes elétricas, laser, massagens, mobilizações articulares, trações, alongamentos, técnicas para relaxamento e reforço muscular, assim como exercícios específicos para cada paciente.

 

Os pacientes ainda podem se beneficiar com o tratamento em piscina térmica, que é conhecido como hidroterapia ou fisioterapia aquática, onde são realizadas todas essas técnicas de mobilizações articulares, relaxamento e reforço muscular, com a vantagem de se estar em um meio que possibilita o alívio imediato de dores, proporcionando uma enorme sensação de bem estar e prazer.

O que é reumatismo - sintomas, causas e tratamento.


Todo o tratamento com fisioterapia deve ser baseado em uma abordagem global, atendendo e assistindo o sujeito integralmente, com o objetivo de propiciar uma reabilitação mais completa e abrangente, em âmbito físico, psíquico, social e emocional, melhorando, significativamente, a qualidade de vida desses pacientes.

 

 

tratamento artrite e artrose


 

 

BICO DE PAPAGAIO     TRATAMENTO PARA ARTRITE     REUMATISMO     ARTRITE SINTOMAS     OSTEOARTRITE E OSTEOARTROSE

 

artrite e artrose

Artrite & Artrose www.artriteeartrose.com.br - Revisado em Fevereiro de 2012.

Reumatismo não é uma “doença de velho”, pois pode ocorrer em qualquer idade, acometendo jovens, crianças e, inclusive, recém-nascidos.

Em resumo, pode-se dizer que reumatismo é o nome popular dado às doenças reumáticas, que são compostas por mais de cem doenças distintas que acometem o sistema músculo-esquelético, ou seja, ossos, articulações ou juntas, cartilagens, músculos, fáscias, tendões e ligamentos. Além disso, essas doenças também podem comprometer diversos órgãos do corpo humano, como os rins, o coração, os pulmões e o intestino, assim como a pele. As doenças reumáticas mais conhecidas são: osteoartrose, artrite reumatóide, osteoporose, gota, lúpus, febre reumática, fibromialgia, tendinite, bursite e diversas patologias que acometem a coluna vertebral.

Apesar da complexidade do tema, esperamos que este artigo tenha sido útil para esclarecer e fundamentar o conceito de reumatismo.