Artrite reumatóide

Encontre aqui tudo o que você gostaria de saber sobre artrite reumatoide. O que é artrite reumatoide e quais são os seus sintomas. As causas básicas da artrite são inflamações que acometem as articulações. Elas podem ter causas auto-imunes (como na artrite reumatóide), infecciosas (como na artrite séptica ou infecciosa) ou mecânicas (como na osteoartrite). Pessoas em risco incluem pacientes obesos, mulheres e indivíduos com caso de artrite na família, sobretudo casos auto-imune. Os sintomas básicos são os mesmos de uma inflamação: dor, calor, rubor e inchaço. Com a progressão da doença, há deterioração dos componentes moles da articulação, com perda do movimento e rigidez. O diagnóstico normalmente é feito por testes de imagem ou laboratoriais. O tratamento é feito com base no uso de antiinflamatórios, analgésicos, imunomoduladores, e corticosteróides. Em alguns casos, a cirurgia também é indicada. Plantas medicinais e medicamentos homeopáticos com ação antiinflamatória também são úteis no controle da artrite. Como medidas preventivas indicam-se a prática de exercícios físicos, controle da pressão sanguínea, alimentação saudável e controle do peso. Consulte sempre o seu médico para saber qual o melhor tratamento e abordagens necessárias para controlar a artrite e seus sintomas.

artrite e artrose

Artrite Reumatoide

A maioria das pessoas nem se dá conta de que atos prosaicos como pentear o cabelo, fechar o zíper da calça ou pegar um copo de água dependem do bom desempenho dos ossos e das articulações, espécies de engrenagens do corpo. Quando o mecanismo "enferruja", as atividades mais simples podem ter sua execução comprometida até a máquina parar de trabalhar.

A artrite reumatóide atinge cerca de 1 milhão de pessoas no Brasil. É uma doença crônica, progressiva e de prognóstico imprevisível, mas, para os médicos, o maior problema é a demora para diagnosticar e buscar tratamento.

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica grave, debilitante, com localização variada mais comumente nas articulações sinoviais e tecidos periarticulares, que causa dores e deformidades progressivas.

Quando apenas uma articulação está inflamada, chamamos de monoartrite. Quando ocorre inflamação de várias articulações estamos diante de uma poliartrite. A artrite pode ainda ser simétrica quando acomete simultaneamente duas articulações irmãs como joelhos, punhos, tornozelos, etc...

Artrite Reumatóide - saiba o que é a artrite reumatoide

 

 

Várias outras doenças acometem as articulações, manifestando-se com quadros de artrite, fazendo parte do diagnóstico diferencial da artrite reumatóide, entre elas podemos citar:

- Lúpus
- Gota
- Osteoartrite (artrose)
- Artrite séptica
- Artrite psoriática
- Doença de Still
- Espondilite anquilosante
- Febre reumática
 

 

 


Uma característica típica da inflamação articular da
artrite reumatóide é o acometimento da sinóvia, tecido cheio de líquido que localiza-se no centro das articulações, servindo para diminuir o atrito entre os ossos, como uma espécie de óleo lubrificante.

Artrite reumatoide e a Articulação Sinovial

Artrite Reumatóide é uma doença comum e a prevalência pode chegar a 1,5% da população em algumas regiões. É mais freqüente em mulheres e costuma iniciar-se entre 30 e 50 anos de idade, mas compromete também homens e crianças. Para que se desenvolva a doença, são necessárias algumas combinações de defeitos genéticos e a presença de um ou mais estímulos externos, o que faz com que a incidência em familiares de pacientes com Artrite Reumatóide (AR) não seja grande.

A dor da artrite decorre de diferentes fatores, dentre eles: inflamação da membrana sinovial, dos tendões, dos ligamentos, das fibras musculares, e fadiga. A combinação destes fatores contribui para a intensidade da dor.

A intensidade da dor na artrite varia grandemente de indivíduo para indivíduo. Cada pessoa possui um limiar diferente para a dor, o que depende de aspectos físicos e emocionais – depressão, ansiedade, e até mesmo hipersensibilidade nos locais afetados pela artrite.

Um estudo com 200 pacientes feito recentemente, concluiu que, em média, o tempo entre o início dos sintomas até o começo do tratamento específico é de 4,5 anos, quando deveria ocorrer nos seis primeiros meses.

"Como a maioria dos reumatismos, a artrite reumatóide não tem cura, mas tem tratamento. Só não pode demorar. A destruição das articulações pode acontecer em poucos meses, dependendo de como a doença se manifesta", diz Geraldo Castelar, reumatologista da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

 

 

tratamento artrite e artrose


 

 

BICO DE PAPAGAIO     TRATAMENTO PARA ARTRITE     REUMATISMO     ARTRITE SINTOMAS     OSTEOARTRITE E OSTEOARTROSE
 

Neste conteúdo você encontra tudo sobre artrite reumatóide

Artrite & Artrose www.artriteeartrose.com.br - Revisado em Fevereiro de 2012.

Artrite reumatoide é a mesma coisa que artrite reumatóide.