Artrite Reumatóide - Compreenda a Artrite reumatoide

Artrite reumatóide, também conhecida como artrite degenerativa, artrite anquilosante, poliartrite crônica evolutiva ou artrite infecciosa crônica é uma doença auto-imune sistêmica, caracterizada pela inflamação das articulações, e que pode levar a incapacitação funcional dos pacientes acometidos. Além de danificar as articulações a artrite reumatóide possui manifestações sistêmicas como: rigidez matinal por pelo menos uma hora, fadiga e perda de peso.

Artrite Tratamento da Artrite Artrose Tratamento da Artrose

 

Artrite Reumatóide

Muito importante compreender os fatores que podem desencadear a artrite reumatoide.

 

Artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica, autoimune, que afeta as membranas sinoviais (fina camada de tecido conjuntivo) de múltiplas articulações (mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos, pés, ombros, coluna cervical) e órgãos internos, como pulmões, coração e rins, dos indivíduos geneticamente predispostos. A progressão do quadro está associada a deformidades e alterações das articulações, que podem comprometer os movimentos.

Não se conhecem as causas da Artrite Reumatoide, que afeta duas vezes mais as mulheres do que os homens entre 50 e 70 anos, mas pode manifestar-se em ambos os sexos e em qualquer idade. A forma juvenil tem início antes dos 16 anos, acomete número menor de articulações e provoca menos alterações no exame de sangue.

 

Artrite Reumatóide é uma doença inflamatória

 

Sinônimos: Artrite reumatoide, AR, inflamação nas articulações, reumatismo.

 

 

Alguns bons exemplos de exercícios para artrite reumatóide são os alongamentos musculares e o uso de bolas de pilates para relaxar toda o corpo. Fazer exercícios de baixo impacto como levantar os braços enquanto anda e levantar os joelhos até a altura do quadril enquando caminha também podem ser utilizados.

É muito importante que o fisioterapeuta ensine o indivíduo portador de artrite reumatóide a alongar-se corretamente e a realizar mobilizações passivas nas próprias articulações para que este possa auxiliar no tratamento realizando tais exercícios em casa, diariamente e sempre que houver necessidade.
 

 

Artrite Reumatoide

Sintomas da Artrite Reumatóide

O quadro de artrite reumatoide costuma iniciar-se de forma insidiosa, com sintomas leves e pouco específicos como cansaço, dor muscular, perda de peso, febre baixa, formigamento nas mãos, e, por vezes, pequenas dores articulares. É muito comum haver um intervalo de meses entre o início dos sintomas e a procura por atendimento médico.

Quando o quadro de artrite se inicia ele é caracteristicamente uma poliartrite simétrica. As articulações das mãos são, em geral, as primeiras a serem acometidas. As principais são as metacarpofalangeanas e as interfalangeanas proximais (ver figura ao lado).

Conforme a doença progride, mais articulações são acometidas. Punhos, ombros, joelhos, pés, tornozelos, coluna, articulação da mandíbula, quadril e outras podem ser atacadas pelo sistema imune.

O sintomas podem ser cíclicos, alternando-se períodos de melhora com momento de grande piora, ou contínuos. Se não houver tratamento, deformidades podem surgir ao longo do tempo.

Saiba mais sobre a Artrite Reumatóide.

 

Encontre aqui tudo o que você precisa saber sobre artrite e artrose.

Artrite & Artrose www.artriteeartrose.com.br - Revisado em Fevereiro de 2012.